Kirk Hammett – Portals (EP)

Guitarrista do Metallica lança trabalho solo instrumental que remete às trilhas sonoras de filmes western, terror e ficcção científica

Lançado em 23 de abril, “Portals” é o primeiro trabalho solo de Kirk Hammett, guitarrista do Metallica. Trata-se de um EP composto de quatro faixas instrumentais, cuja sonoridade não remete diretamente ao material produzido por sua banda.

Em explicação sobre o projeto, Hammett disse o seguinte em recente comunicado de divulgação: “Essas músicas são o que eu chamo de ‘Audio Cinematic;’ Estou criando sons e peças de música para os filmes que passam na minha cabeça. Espero que eles criem filmes na cabeça de outras pessoas de maneira semelhante”.

As faixas possuem clima cinematográfico, aspecto soturno, pegada orquestral e elementos progressivos. Hammett recrutou Edwin Outwater, maestro que trabalhou com o Metallica no projeto sinfônico S&M2, para auxiliá-lo no processo de composição. Os outros músicos que participaram da empreitada foram os bateristas Jon Theodore (Queens of the Stone Age) e Abraham Laboriel Jr. (Paul McCartney), Greg Fidelman no contrabaixo e o arranjador Blake Neely. Bob Rock, antigo produtor do Metallica, compareceu para dar uma força na mixagem.

Kirk Hammett e algumas de suas ferramentas de trabalho.

O pontapé inicial do trabalho fica por conta de “Maiden and the Monster”, canção climática com perceptíveis influências de King Crimson e orquestrações grandiosas.

 “The Jinn” explora de maneira tangível um dos elementos mais tradicionais do rock/metal: os riffs de guitarra. Além disso, as viradas e mudanças de andamento repentinas remetem aos momentos mais pesados presentes na discografia dos canadenses do Rush.

A melancólica “High Plains Drifter”, inspirada no clássico filme western de Clint Eastwood, no Brasil lançado sob o título “O Estranho Sem Nome”, soa como uma mistura de Ennio Morricone, John Carpenter e Iron Maiden.

“The Incantantion”, última música do EP, é um épico que percorre o terreno do power metal sinfônico, evocando artistas e bandas do metal europeu como King Diamond e Opeth, além de passagens com inspiração flamenca.

“Portals” soaria mais interessante acompanhando as cenas de algum filme western, de terror ou ficção científica. Entretanto, é preciso reconhecer que o primeiro trabalho de Hammett apartado do Metallica, possui melodias interessantes, é bem produzido e executado com muito esmero. (Por Álvaro Silva)

Videoclipe de “High Plains Drifter”.

FICHA TÉCNICA

Artista: Kirk Hammett

Álbum: Portals (EP)

Produção: Kirk Hammett

Data de lançamento: 23 de abril de 2022.

Gravadora: Blackened Records

Duração: 29m9s

Faixas:

01. Maiden and the Monster

02. The Jinn

03. High Plains Drifter

04. The Incantantion

Clique aqui para ouvir Portals.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s