Congado e rock: Congadar lança novo clipe que celebra a cultura popular afro-brasileira

O vídeo de “Na Beira do Caminho” tem como personagens principais a devoção e a beleza que mantêm vivas tradições principalmente em comunidades do interior de Minas Gerais

Ancestralidade, devoção, resistência e fé. Estes são alguns dos elementos que mantêm vivos o congado e a Folia de Reis, manifestações repassadas por gerações através da oralidade. É justamente essa força da cultura popular a principal personagem do novo clipe da banda Congadar, que traz na sua essência elementos do congado mineiro e do rock. O vídeo de “Na Beira do Caminho” está sendo lançado hoje, Dia dos Santos Reis, como forma de reverenciar os mestres e mestras das manifestações ancestrais afro-brasileiras que resistem mesmo nos tempos atuais, marcados pela desvalorização das tradições populares.

As imagens, ao longo de seus quatro minutos e meio de música, exaltam a beleza de algumas manifestações culturais que ainda resistem nas comunidades espalhadas pelo interior de Minas Gerais. “É através dos conhecimentos transmitidos pelos Mestres, como estes presentes nas cenas, que a cultura popular se mantém viva. A nossa intenção no clipe é exaltar a importância dessa ancestralidade”, explica Carlos Saúva, vocalista da banda. Só em Sete Lagoas, cidade natal da Congadar e local onde foram feitas as filmagens, existem cerca de 20 grupos de congado e 30 caravanas de Folias de Reis na ativa. “Só isso já mostra a força dessa cultura na nossa cidade. Queremos levar um pouco desse universo que inspira a banda, já que muita gente desconhece esse Brasil”, avalia Saúva.

A própria música exalta a importância dessa ancestralidade. “Na Beira do Caminho” é uma canção tradicional presente nas principais festas de Congado em Minas Gerais. Ela foi uma das indicadas pelos mestres e mestras para compor o segundo disco da Congadar, “Chora N’goma”, composto apenas por releituras de temas do congado mineiro.

As imagens do videoclipe foram feitas durante a festa do Moçambique Nossa Senhora da Conceição, no início de novembro, realizada no Beco do Repolho, um dos principais pontos de resistência da cultura negra em Sete Lagoas. “É uma festa tão intensa e bonita que no final eu tinha quase 4h de imagens para condensar em menos de 5 minutos de clipe. O vídeo acabou virando de certa forma um documento histórico de uma importante manifestação cultural”, afirma Lucas Gama, da O Conto Filmes, responsável pelo trabalho.

Além disso, também aparecem filmagens da Caravana de Reis Nossa Senhora da Aparecida, da qual fazem parte Carlos Saúva, Filipe Eltão e Wesley Pelé, o trio que canta e toca caixa na Congadar (nome dado aos tambores usados no congado mineiro), além de Bruno Matias, que também fez participação especial nas gravações do disco e nos shows da banda. “É muito simbólico e especial lançarmos esse clipe com tantas figuras importantes para a nossa cultura no Dia de Reis, no dia da Festa do Arremate”, enfatiza Saúva.

O clipe será o último material de divulgação do disco “Chora N’goma”, lançado em maio de 2022. Além de Saúva, Eltão e Pelé, a banda é formada por Giuliano Fernandes (guitarra e produção musical), Igor Félix (guitarra), Marcão Avellar (baixo e produção executiva) e Sérgio DT (bateria). Atualmente eles se preparam para gravar e lançar um novo disco ainda este ano.

SOBRE A BANDA: Formada no final de 2013 em Sete Lagoas, interior de Minas Gerais, a Congadar é resultado da junção do congado mineiro com o rock, em busca de uma sonoridade própria e única, com a mistura das caixas de congado e os cantos dos congadeiros com guitarra, baixo e bateria. Desde o início a proposta é trazer a valorização da cultura afro-mineira, de forma levar ao público releituras das marchas de congado, além de composições próprias. Além de “Chora N’goma”, a banda lançou em 2019 o disco “Retirante”.

🔎 Acompanhe a Congadar nas redes sociais: Instagram, YouTube e Facebook

🎧 Ouça a banda: Spotify e Deezer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s