Joanne Shaw Taylor – Nobody’s Fool

Guitarrista britânica de blues rock se aproxima do pop em novo trabalho produzido por Joe Bonamassa e Josh Smith

Poucos meses após lançar o disco ao vivo Blue From the Heart Live, a cantora e guitarrista britânica Joanne Shaw Taylor está de volta com Nobody’s Fool, novo álbum de estúdio – o nono da carreira. A produção ficou por conta de Joe Bonamassa e Josh Smith, dupla que trabalhou com a artista no excelente The Blue Album, lançado em 2021.

Conhecida por explorar uma sonoridade calcada no blues rock tradicional, desta vez Shaw Taylor optou por apostar na diversidade sonora, colorindo as faixas com nuances pop, country, soul e até de surf music. As letras são bem pessoais, refletindo sobre o amor, perda e desejo de se libertar dos sofrimentos do passado em direção a dias mais ensolarados.

A faixa-título, responsável por abrir o álbum, apresenta um ritmo suave com lick de slide que remete aos clássicos licks do ex-Beatle George Harrison. Em “Bad Blood”, canção subsequente, a artista aposta numa mistura interessante de violões e guitarras com clima de spaghetti western.

“Won’t be Fooled Again” explora o terreno do AOR e traz a participação de Bonamassa na guitarra base. Uma das melhores canções do álbum, “Just No Getting Over You (Dream Cruise)” vem impregnada pelo balanço do soul de Detroit, com direito a um excelente trabalho de naipes de metais.

Joanne Shaw Taylor

Os ares mudam um pouco com a balada introspectiva “Fade Away”, conduzida por uma bela melodia de piano e cello (cortesia de Tina Guo). “Then There’s You” é um boogie esperto que soa como uma canção de Ike & Tina Turner.

“Runaway” é um pop acústico um pouco genérico. Não chega a ser ruim, mas é a faixa mais fraca de todo álbum. Girando a chave, Shaw Taylor resgata “Missionary Man”, uma pérola do duo de synth-pop oitentista Eurythmics, formado por Annie Lennox e Dave Stewart, este último dá as caras tocando sintetizadores. Uma curiosidade: Stewart foi o “descobridor” da guitarrista e mantém amizade com ela há muitos anos.

“Figure Out” é um pop rock com inspiração oitentista e conta colaboração da guitarrista Carmen Vandenberg, integrante da banda Bones UK e conhecida por trabalhar com o lendário Jeff Beck.

“The Leaving Kind” é uma balada climática, cujo destaque são os belos solos de violão e guitarra, além da intensa interpretação vocal da artista. “New Love” encerra o álbum retomando a vibe soul com um clima otimista e solos de guitarra simples, mas eficientes e com muita pegada.

Nobody’s Fool é um trabalho consistente que flerta com o pop sem soar apelativo. Ainda que ligeiramente diluídos, os elementos do blues rock que consagrou Joanne Shaw Taylor como uma das guitarristas mais respeitadas da atualidade ainda predominam na maioria das faixas. O saldo final é um álbum bem produzido e executado, com potencial para ampliar a base de público da artista. (Por Álvaro Silva)

FICHA TÉCNICA

Artista: Joanne Shaw Taylor

Álbum: Nobody’s Fool

Data de lançamento: 28 de outubro de 2022.

Produção: Joe Bonamassa e Josh Smith

Duração: 44m07s

Gravadora: Journeyman Records

Faixas:

01. Nobody’s Fool

02. Bad Blood

03.Won’t Be Fooled Again (feat. Joe Bonamassa)

04. Just No Getting Over You (Dream Cruise)

05. Fade Away (feat. Tina Guo)

06. Then There’s You

07. Runaway

08. Missionary Man (feat. Dave Stewart)

09. Figure It Out (feat. Carmen Vandenberg)

10. The Leaving Kind

11. New Love

Clique aqui para ouvir Nobody’s Fool.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s