Apesar de um período de turbulências internas, o Megadeth está de volta com o consistente “The Sick, The Dying… and the Dead!“, novo álbum de inéditas.
Após uma espera de seis anos sem lançar material inédito, o Megadeth, um dos pioneiros da cena thrash metal americana, está de volta com The Sick, The Dying… and the Dead! – décimo sexto álbum de estúdio da carreira, lançado no dia 02 de setembro deste ano pela gravadora Universal Records.

A produção ficou sob a responsabilidade de Chris Rakestraw e Dave Mustaine, guitarrista, vocalista e líder da banda. Alguns contratempos atrapalharam o processo de composição e gravação do trabalho: a descoberta de um câncer na garganta de Mustaine (já curado), a pandemia e a expulsão do baixista David Ellefson, que se viu envolvido num escândalo sexual com uma adolescente. Aliás, as linhas de contrabaixo foram todas regravadas pelo experiente Steve Di Giorgio (Testament, Autopsy e outros).
Ainda que o Megadeth tenha dado uma cadenciada no som, pois Mustaine já começa a lidar com algumas limitações físicas (ele tem 61 anos), todos os elementos que consagraram o grupo se fazem presentes: riffs pesados e solos de guitarra velozes, letras apocalípticas e interpretações viscerais.
Outro ponto alto, percebido desde o excelente Dystopia (2018), é a oxigenada que o guitarrista Kiko Loureiro deu ao som do Megadeth, ao incorporar elementos rítmicos variados, além de um “virtuosismo sadio” que encaixa com o estilo e a proposta da banda.
Os melhores momentos ficam por conta da faixa de abertura, “The Sick, The Dying… and the Dead!”, com seu clima spaghetti western futurista, “Night Stalkers” e sua saraivada de riffs, a intricada “Killing Time”, além da brutal “We’ll Be Back”, que encerra os trabalhos no melhor estilo Megadeth.
“The Sick, The Dying… and the Dead!” é um trabalho de superação. Sem tentar inventar a roda, Mustaine e companhia apostam em fórmulas conhecidas, mas apresentam um trabalho consistente do início ao fim. Certamente irá atender as expectativas dos exigentes fãs da banda. (Por Álvaro Silva)
FICHA TÉCNICA
Artista: Megadeth
Álbum: The Sick, The Dying… and the Dead!
Data de lançamento: 02 de setembro de 2022
Produção: Dave Mustaine e Chris Rakestraw
Gravadora: Universal Records
Duração: 55m10s
Faixas:
01. The Sick, the Dying… and the Dead!
02. Life in Hell
03. Nightstalkers (feat. Ice-T)
04. Dogs of Chernobyl
05. Sacrifice
06. Junkie
07. Psychopathy
08. Killing Time
09. Soldier On!
10. Célebutante
11. Mission to Mars
12. We’ll Be Back
Clique aqui para ouvir The Sick, the Dying… and the Dead!