Guitarrista americano evita obviedades ao misturar temas instrumentais com verve oriental e clima sci-fi
Diferentemente de muitos virtuoses das seis cordas, Joe Satriani sempre busca se reinventar a cada trabalho lançado, agregando novos elementos ao já vasto background musical. Em Elephants of Mars, décimo nono álbum de estúdio da carreira, o guitarrista explora melodias exóticas que remetem à música do Oriente Médio, jazz, rock, funk e blues com uma roupagem que mistura, ao mesmo tempo, efeitos sci-fi e timbres clássicos.
Apostar em tamanha diversidade pode ser arriscado para músicos pouco experimentados, mas não é o caso de Satriani, que já acumula mais de quatro décadas de carreira, além de uma consistência invejável em termos de qualidade e coerência.

Elephants of Mars foi gravado majoritariamente em seu estúdio caseiro, sem açodamento, durante o período mais restritivo da pandemia, momento em que o artista se viu impossibilitado de realizar apresentações ao vivo. Participaram da empreitada, o produtor e tecladista Eric Caudieux, o baterista Kenny Aronoff, o baixista Bryan Beller e o tecladista Ray Thistlethwayte.
O álbum traz melodias intrigantes (“Faceless”, “22 Memory Lane”, “Desolation”), elementos exóticos (“Sahara e “Doors of Perception”), alguma excentricidade futurista (“Sailing The Seas Of Ganymede”), groove (“Blue Foot Groovy”) e fusion setentista clássico (“E 104th St NYC 1973”).
Mais uma vez, Joe Satriani prova que os álbuns instrumentais de guitarra podem ser divertidos e criativos, não apenas um exercício sisudo e egocêntrico de exibicionismo. Se você é guitarrista, Elephants of Mars é um lançamento que não pode passar batido. (Por Álvaro Silva)
FICHA TÉCNICA
Artista: Joe Satriani
Álbum: Elephants of Mars
Data de lançamento: 08 de abril de 2022.
Produção: Eric Caudieux
Duração: 01h06m30s
Gravadora/Selo: earMUSIC/Shinigami Records (Brasil)
Faixas:
01. Sahara (Satriani)
02. The Elephants of Mars (Satriani/Caudieux)
03. Faceless (Satriani)
04. Blue Foot Groovy (Satriani)
05. Tension And Release (Satriani)
06. Sailing the Seas of Ganymede (Satriani)
07. Doors of Perception (Satriani)
08. E 104th St NYC 1973 (Satriani)
09. Pumpin (Satriani)
10. Danceof the Spores (Satriani)
11. Night Scene (Satriani)
12. Through a Mother’s Day Darkly (Satriani/Caudieux/Evett)
13. 22 Memory Lane (Satriani)
14. Desolation (Satriani/Caudieux)
Maiores informações no site, Instagram, Facebook e YouTube do artista.
***Compre a edição física em CD aqui (redirecionamento para a loja virtual da Shinigami Records)
Ouça nas plataformas de streaming aqui.