Primus – Conspiranoid EP

Virtuosismo, doses lúdicas de excentricidade e crítica social compõem o material de Conspiranoid, novo EP do Primus

Formado na primeira metade da década de 80, sob a liderança do baixista Les Claypool, o Primus conseguiu se destacar de maneira mais expressiva apenas no início da década seguinte, quando lançou Frizzle Fry (1990), álbum de estreia que trazia um rock experimental intrigante repleto de referências do heavy metal, rock progressivo e funk, além de consagrar a formação clássica da banda com Claypool, Larry LaLonde (guitarra) e Tim Alexander (bateria).

Após nove álbuns de estúdio e algumas idas e vindas da formação clássica, a banda está de volta com o EP Conspiranoid. Trata-se de um trabalho com três faixas, cujas letras refletem de maneira crítica sobre como as fake news, o negacionismo científico e as teorias da conspiração estão adoecendo mentalmente e dividindo a sociedade. A propósito, no material de divulgação Claypool comentou o seguinte: “eu assisti a desconfiança e a divisão crescerem entre amigos, colegas, parentes e a população em geral por causa do consumo e digestão de desinformação, informações distorcidas e contos de fadas sendo perpetuados por qualquer pessoa com um leve toque de web design. Fui compelido a esclarecer o ridículo de muitas dessas perspectivas e a falta de pensamento racional que estava sendo aplicado na interpretação de muitas dessas entidades e teorias.

A parte instrumental destaca o refinamento técnico do trio, principalmente os grooves virtuosos e inusitados do baixista, além dos tradicionais arranjos vocais repletos de excentricidades.

Primus

“Conspiranoia” é a faixa mais expressiva do trabalho. Trata-se de um épico progressivo de onze minutos que traz claríssimas referências de bandas como Rush e Yes.

“Follow the Fool” é um boogie esquisitão com espírito de Zappa e passagens de guitarra à la Robert Fripp (King Crimson). “Erin On the Side of Caution” segue a mesma toada, porém de forma mais cadenciada.

Apesar do assunto abordado em Conspiranoid ser sério e relevante do ponto de vista social, o Primus transmite sua mensagem de maneira leve, com doses de bom humor e um virtuosismo sem amarras. Um excelente trabalho que desperta no ouvinte a ânsia por um “álbum cheio”. (Por Álvaro Silva)

FICHA TÉCNICA

Artista: Primus

Álbum: Conspiranoid EP

Data de lançamento: 22 de abril de 2022

Duração: 20m

Gravadora: ATO Records

Faixas

01. Conspiranoia

02. Follow the Fool

03. Erin On the Side of Caution

Clique aqui para ouvir Conspiranoid.

Maiores informações no site, Instagram, Facebook, Twitter e YouTube do Primus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s