Veterano guitarrista prova que ainda possui muita lenha para queimar em novo álbum de inéditas
Em 29 de abril, o lendário e produtivo guitarrista inglês Robin Trower, conhecido por sua longa carreira solo, além de passagens marcantes pela banda Procol Harum, lançou No More Worlds to Conquer, novo álbum de inéditas.
Ao todo são onze faixas autorais tingidas de blues, rock, jazz e R&B. Em sua maioria, as letras falam sobre conflitos, frustrações políticas e sociais causadas pela falta de sensibilidade e ganância.
Além de tocar guitarra, Trower também produziu o disco e tocou contrabaixo em todas as faixas. A bateria ficou sob a responsabilidade do competente Chris Taggart e os vocais (excelentes, diga-se de passagem) por conta de Richard Watts. A propósito, os dois músicos acompanham o guitarrista em turnê há anos, fato claramente perceptível pelo entrosamento apresentado na execução das canções.

A guitarra melancólica de Trower soa inventiva, precisa e carregada de sentimento, mesmo nos momentos em que ele se arrisca em composições com um apelo ligeiramente mais pop, como na animada “Ball of Fire” e nas baladas “Waiting for the Rain to Fall” e “I Will Always be You Shelter”.
Tal qual um artesão calejado, o guitarrista utiliza com sabedoria pedais de efeito como fuzz, wah-wah e reverb, além de explorar seu refinado vibrato para criar canções climáticas carregadas de melancolia, é o caso da faixa-título, de “Deadly Kiss”, “Birdsong”, “Wither on the Wine”, “Fire to Ashes”.
O blues rock mais direto está muito bem representado em “Cloud Across the Sun” e “The Razors Edge”.
Aos 77 anos, Robin Trower não dá pistas de cansaço e falta de criatividade, muito pelo contrário, pois em No More Worlds to Conquer, o guitarrista demonstra que ainda sabe hipnotizar o ouvinte com melodias atmosféricas e acinzentadas, típicas de longos dias enevoados. (Por Álvaro Silva)
FICHA TÉCNICA
Artista: Robin Trower
Álbum: No More Worlds to Conquer
Produção: Robin Trower
Data de lançamento: 29 de abril de 2022
Gravadora: Provogue Records/Mascot Label Group
Duração: 43m
Faixas:
01. Ball of Fire
02. No More Worlds to Conquer
03. Deadly Kiss
04. Birdsong
05. Losing You
06. Waiting for the Rain to Fall
07. Wither on the Vine
08. Cloud Across the Sun
09. Fire to Ashes
10. The Razor’s Edge
11. I Will Always Be Your Shelter
Ouça No More Worlds to Conquer aqui.
Maiores informações no site, Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e Spotify de Robin Trower.