Ronnie Earl and the Broadcasters – Mercy Me

Icônico guitarrista americano apresenta uma emocionante mistura de blues e R&B em Mercy Me, vigésimo oitavo álbum da carreira

Apesar de ser pouco conhecido fora dos circuitos de blues, o guitarrista americano Ronnie Earl possui uma discografia extensa e marcada pela regularidade em termos qualitativos (sempre em alto nível). Ao longo dos anos, ele dividiu os palcos com artistas do quilate de B.B. King, Otis Rush, Bobby Blue Bland, Albert Collins, Etta James, Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, The Allman Brothers Band e outros.

Como guitarrista, Ronnie Earl apresenta uma abordagem emocional que privilegia as sutilezas de cada nota musical extraída em detrimento de arroubos exibicionistas e do uso massivo de efeitos sonoros. Tudo é construído de maneira orgânica e sensitiva através da timbragem peculiar do artista.

Produzido pelo próprio Ronnie Earl, Mercy Me é o vigésimo oitavo álbum de sua carreira. O trabalho é formado por 12 faixas com raízes fincadas no blues, no jazz e na soul music. O artista presta tributo a alguns de seus ídolos, regravando clássicos como “Blow Wind Blow” (Muddy Waters), “Alabama” (John Coltrane), “Only You and I Know” (composição de Dave Mason, regravada pela dupla Delaney & Bonnie), “(Your Love Keeps Lifting Me) Higher and Higher” (um R&B alto astral imortalizado por Jackie Wilson) e na arrepiante versão para o “Please Send Me Someone to Love” (Percy Mayfield).

Ronnie Earl

Nas composições autorais, ele bebe na fonte do delta blues na acústica “Blues for Ruthie Foster” e apresenta uma sensibilidade ímpar ao extrair tonalidades cristalinas de sua antiga Fender Stratocaster nas instrumentais “Soul Searching”, “Blues for Duke Robbillard”, “Dave’s Groove” e “Coal Train Blues”.

Além de Earl, os parceiros da Broadcasters brilham em cada faixa, oferecendo ao guitarrista suporte instrumental refinado e preciso. Faz-se aqui menções honrosas aos trabalhos de Paul Kochanski (baixo e vocais), Forrest Padgett (bateria), Dave Limina (órgão Hammond e piano) e Diane Blue (vocais). As participações especiais de Anthony Geraci (piano), Mark Earley (sax barítono), Mario Perrett (sax tenor), Peter Ward (guitarra) e Tess Ferraiolo (vocais) engrandecem ainda mais a sonoridade do álbum.

Em Mercy Me, Ronnie Earl proporciona momentos inspiradíssimos de arrepiar a espinha através de canções certeiras que servem como gotas de esperança e sutileza em tempos de ódio e destruição. (Por Álvaro Silva)

Ronnnie Earl and the Broadcasters – Mercy Me

FICHA TÉCNICA

Artista: Ronnie Earl and the Broadcasters

Álbum: Mercy Me

Produção: Ronnie Earl

Data de lançamento: 15 de abril de 2022.

Gravadora: Stony Plain Records

Duração: 01h19m51s

Faixas:

01. Blow Wind Blow (Morganfield)

02. Alabama (Coltrane)

03. Blues for Ruthie Foster (Earl)

04. Soul Searching (Earl)

05. Blues for Duke Robillard (Earl)

06. Only You and I Know (Mason)

07. A Prayer for Tomorrow (Geraci)

08. Dave’s Groove (Earl)

09. Please Send Me Someone to Love (Mayfield)

10. Coal Train Blues (Earl)

11. The Sun Shines Brightly (Blue/Earl)

12. (Your Love Keeps Lifting Me) Higher and Higher (Jackson/Miner/Smith)

Maiores informações no site, Facebook e Instagram de Ronnie Earl.

Ouça Mercy Me aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s