Eddie Vedder – Earthling

Cercado por estrelas da música pop e do rock, Eddie Vedder apresenta Earthling, seu terceiro álbum solo

Passados onze anos do lançamento de Ukulele Songs (2011), Eddie Vedder, vocalista e líder do Pearl Jam, retoma sua discografia solo com Earthling, álbum de inéditas que veio à luz na primeira metade de fevereiro. A produção ficou a cargo do requisitado Andrew Watt, jovem produtor e compositor que coleciona no currículo trabalhos para Ozzy Osbourne, Elton John, Post Malone, Dua Lipa, Miley Cyrus, Justin Bieber e outros.

O núcleo central que acompanhou Vedder na composição e execução da maioria das faixas é formado por Chad Smith (baterista do Red Hot Chili Peppers), Josh Klinghoffer (ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers) e Andrew Watt. O álbum também conta com as participações especiais de Elton John, Stevie Wonder, Ringo Starr, Benmont Tench (tecladista com passagem pela Tom Petty and the Heartbreakers), David Campbell (renomado maestro e compositor de trilhas sonoras que já trabalhou com Carole King, Kiss, Adele etc.) e Abe Laboriel Jr (baterista da banda de Paul McCartney).

Em Earthling, Vedder explora muitos estilos que contribuíram para sua formação musical, quais sejam: rock clássico, folk rock, country, punk rock e pós-punk. As letras compostas pelo artista exploram questões fortemente emocionais, traço característico presente em toda carreira dele.

O álbum abre com a otimista “Invincible”, um pop rock agradável que faz lembrar os melhores momentos dos irlandeses do U2. Em “Power of Light”, o álbum toma uma nova guinada descambando para a simplicidade do punk, mesmo caminho seguido em “Good and Evil” e “Try”, faixa que ganha um tempero especial com a participação de Stevie Wonder na gaita.

Vedder presta tributo ao saudoso Tom Petty em “Long Way”, uma canção repleta de guitarras e violões de 12 cordas. Seguindo a tradição do rock clássico americano, o artista traz à baila influências da fase oitentista de Bruce Springsteen em “The Dark”.

O lado mais sutil se manifesta na bela balada folk “The Haves” e no pop rock acústico “Fallout Today”.

“Brother the Cloud” e “Rose of Jericho” cairiam bem num álbum do Pearl Jam. A primeira delas, ao que parece, evoca em sua letra uma reflexão sobre os suicídios de Chris Cornell e Kurt Cobain.

“Picture” é um dueto country com o popstar Elton John. De outro lado, “Mrs. Mills” resgata a sonoridade dos Beatles da fase Sgt. Peppers, mais precisamente das canções compostas por Paul McCartney, como “Eleanor Rigby”, o ex-beatle Ringo Starr colabora tocando bateria.

“On My Way” apresenta um emocionante dueto virtual realizado entre o cantor e seu falecido pai biológico, figura que foi ausente na vida do artista. Trata-se de uma espécie de acerto de contas permeado pelo sentimento de perdão. 

Além de liberar toda a sua energia criativa, fica claro que Eddie Vedder também quis homenagear alguns de seus heróis. O saldo é um álbum admirável, honesto e intenso. (Por Álvaro Silva)

FICHA TÉCNICA

Artista: Eddie Vedder

Álbum: Earthling

Produção: Andrew Watt

Data de lançamento: 11 de fevereiro de 2022

Duração: 48m03s

Gravadora: Republic Records/Universal Music Group

Faixas:

01. Invincible (Klinghoffer/Vedder/Watt)

02. Power of Right’ (Klinghoffer/Vedder/Watt)

03. Long Way (Klinghoffer/Smith/ Vedder/Watt)

04. Brother The Cloud (Klinghoffer/Smith/ Vedder/Watt)

05. Fallout Today (Klinghoffer/Smith/ Vedder/Watt)

06. The Dark (Klinghoffer/Smith/ Vedder/Watt)

07. The Haves (Klinghoffer/Vedder/Watt)

08. Good and Evil (Klinghoffer/Smith/ Vedder/Watt)

09. Rose of Jericho (Klinghoffer/Smith/ Vedder/Watt)

10. Try (Klinghoffer/Smith/ Vedder/Watt)

11. Picture (Elton John/Vedder/Watt)

12. Mrs. Mills (Klinghoffer/Vedder/Watt)

13. On My Way (Klinghoffer/Vedder/Watt)

Clique aqui para ouvir Earthling.

Maiores informações no site, Instagram, Facebook e YouTube do artista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s