Eric Gales – Crown

O guitarrista norte-americano Eric Gales reivindica a coroa do blues em Crown, espetacular álbum de inéditas produzido por Joe Bonamassa e Josh Smith.

Apesar de possuir mais de trinta anos de carreira musical e dezoito álbuns lançados, o guitarrista e vocalista Eric Gales ainda é estranho para muitos ouvidos, principalmente aqui no Brasil.

Oriundo de uma família repleta de músicos, Gales surgiu na primeira metade dos anos 80 como adolescente prodígio, vencendo diversas competições regionais de blues. Não demorou a despertar as atenções de uma grande gravadora, no caso, a Elektra Records, que lançou o primeiro trabalho do guitarrista em 1991, intitulado de The Eric Gales Band. Neste período, conseguiu emplacar dois sucessos “Sign of the Storm” e “Paralyzed”.

Eric Gales

Entretanto, muito embora tenha lançado ótimos discos ao longo dos anos, o início retumbante acabou se transformando em estagnação profissional, muito por conta de decisões empresariais equivocadas e do vício em drogas.  

O cenário começou a mudar um pouco para Gales na metade da década passada quando assinou contrato com a Provogue/Mascot Label Group, gravadora que concentra grande parte de seus esforços em artistas de blues e rock, possuindo em seu portfólio nomes como Joe Bonamassa, Kenny Wayne Shepherd, Brian Setzer, Gov’t Mule, Gary Moore, Yngwie Malmsteen, Steve Vai e muitos outros. Além disso, outro fato importante é que o guitarrista comemora cinco anos de sobriedade, o que, segundo o próprio, lhe proporcionou estabilidade física e mental para focar no desenvolvimento de sua carreira.

Crown é o terceiro trabalho de inéditas fruto dessa nova fase, sucedendo os ótimos Middle of the Road (2017) e Bookends (2019). A produção de Crown ficou sob os cuidados de Joe Bonamassa e Josh Smith, dupla que dispensa apresentações para aqueles que acompanham o cenário blues rock contemporâneo. Aliás, trata-se de um trabalho de excelência tanto sob o aspecto sonoro quanto no que tange ao repertório, composto em colaboração com Bonamassa, Smith, Tom Hambridge, James House e Keb’ Mo’.

Joe Bonamassa e Eric Gales.

A guitarra de Gales resplandece em cada faixa, e as letras, autobiográficas, discorrem de maneira direta e sincera sobre vício, racismo nos EUA, relações afetivas e questões políticas. A abertura do disco fica por conta do potente hard rock “Death of Me”. Contudo, o que clima que permeia o álbum pende para o soul/r&b, o blues e o funk. Por exemplo, as raízes puramente blueseiras são reverenciadas em “The Storm”, “You Don’t Know the Blues” e na relaxante “My Old Best Friend”.

As baladas estão bem representadas na estonteante “Too Close To The Fire”, na predominantemente acústica “I Found Her” e no clima soul confessional presente em “Stand Up” e “Survivor”.

O lado extrovertido de Gales se manifesta na sacolejante “I Want My Crown”, faixa em que reivindica a coroa do blues de maneira bem-humorada num duelo incendiário de guitarras com Joe Bonamassa. O suingue é mantido nas canções “Put Tha Back”, “Let Me Start With This” e na sensual “Take Me Just As I Am”, faixa em que divide os vocais com a esposa – LaDonna Gales. O clima alto astral também se faz presente na jazzy “I Gotta Go”, divertida faixa de encerramento.

Crown é um trabalho inspiradíssimo em termos de execução técnica e composição. A mescla de ritmos e a intensidade das canções contribuíram para um trabalho instigante que passa longe da repetição. Dito isso, pode-se dizer, sem sombra de dúvidas, que Crown representa o ápice artístico de Eric Gales até o momento. (Por Álvaro Silva)

FICHA TÉCNICA:

Artista: Eric Gales

Álbum: Crown

Produção: Joe Bonamassa e Josh Smith

Data de lançamento: 28 de janeiro de 2022.

Gravadora: Mascot Label Group

Duração: 65m

Faixas:

01. Death of Me
02. The Storm
03. Had to Dip
04. I Want My Crown (feat. Joe Bonamassa)
05. Stand Up
06. Survivor
07. You Don’t Know the Blues
08. Rattlin’ Change
09. Too Close To The Fire
10. Put That Back
11. Take Me Just As I Am (feat. LaDonna Gales)
12. Cupcakin’
13. Let Me Start with This
14. I Found Her
15. My Own Best Friend
16. I Gotta Go

Maiores informações no site, Instagram, Facebook, YouTube do artista.

Clique aqui para ouvir Crown.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s