Jon Batiste – We Are

Jon Batiste é um multi-instrumentista e vocalista norte-americano que ficou conhecido inicialmente como diretor musical do programa The Late Show with Stephen Colbert, além de, anos mais tarde, ter composto a premiada trilha sonora da animação Soul em parceria com Trent Reznor e Atticus Ross (dupla do Nine Inch Nails).

We Are é o oitavo álbum de estúdio gravado pelo artista, sendo produzido por ele Kizzo e David Pimentel. Participaram do disco grandes músicos, como o guitarrista Cory Wong, a lenda do soul Mavis Staples, os bateristas Nate Smith e Stanley Jordan, o trombonista Trombone Shorty e o cantor P.J. Morton.

Recentemente o trabalho causou alvoroço ao receber onze indicações ao Grammy, dentre elas a de “Álbum do Ano”. A cerimônia de premiação está prevista para acontecer em 14 de março do ano que vem.

O tracklist é composto por treze canções que reúnem elementos do jazz, R&B, soul, pop contemporâneo, funk, rap e hip-hop. Aliás, Batiste transita por esses estilos com bastante autoridade, demonstrando grande fluência musical.

Carregada de influências da música gospel americana no que tange ao aspecto vocal, a faixa-título abre o trabalho em clima celebratório, passando uma mensagem de união contra as injustiças sociais. A música conta com a participação da banda the St. Augustine High School Marching 100 e do coral the Gospel Soul Children. O álbum segue com “Tell the Truth”, um funk no melhor estilo James Brown.

A bela balada soul “Cry” acalma brevemente os ouvidos. Entretanto, o clima de agitação é retomado em “I Need You”, uma canção pop melodicamente sofisticada construída sobre uma rica base de piano.

“Whatchutalkinbout” é uma aventura psicodélica que mistura rap, bateria com andamento jazzístico e solo de sintetizador.“Freedom” é um dançante R&B contemporâneo com refrão gospel, enquanto “Sing” resgata e moderniza a sonoridade soul consagrada pelos artistas da Motown nas décadas de 50 e 60.

“Boyhood” e “Adulthood” possuem andamento mais lento, mas mantém um balanço sensual que muito lembra o trabalho do saudoso Prince. Além das canções com apelo pop, Batiste esbanja talento ao piano no jazz “Movement 11’” e na experimental “Until”, derradeira canção de We Are

We Are é um álbum alto astral que atualiza com maestria tradicionais gêneros da música negra norte-americana para a contemporaneidade. Tudo é feito com grande apuro técnico e sofisticação, mas sem perder de vista o apelo pop ou soar maçante aos ouvidos. Grande trabalho! (Por Álvaro Silva)

FICHA TÉCNICA

Artista: Jon Batiste

Álbum: We Are

Produção: Jon Batiste, Kizzo e David Pimentel

Duração: 37m56s

Data de lançamento: 19 de março de 2021

Gravadora: Verve Records/Universal Music Group

01. We Are (Batiste/Rowe/Kizzo)

02. Tell the Truth (Batiste)

03. Cry (Batiste/McEwan)

04. I Need You (Batiste/Rowe)

05. Whatchutalkinbout (Batiste)

06. Boyhood (Andrews/Batiste/Levine/Morton/Sweet)

07. Movement 11’ (Batiste)

08. Adulthood (Batiste)

09. Mavis (Staples)

10. Freedom (Batiste/Rowe/Alexander)

11. Show Me the Way (Batiste)

12. Sing (Batiste/Cooper/Dimotsis/Frederic/Rowe)

13. Until (Batiste)

Clique aqui para ouvir We Are.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s