Robert Plant & Alison Krauss – Raise the Roof

Após 14 anos do lançamento do premiado Raising Sand (2007), Robert Plant, o lendário vocalista do Led Zeppelin, retoma a parceria com a cantora Alison Krauss em Raise the Roof, álbum lançado recentemente pela dupla.

Como em time que está ganhando não se mexe, T-Bone Burnett foi novamente convocado para assumir o comando da produção. A bem da verdade, ele funciona como uma espécie de terceiro membro da equipe. Participaram da empreitada experientes músicos de estúdio, alguns deles velhos conhecidos de Plant, como o baterista Jay Bellerose, os baixistas Dennis Crouch e Viktor Krauss, os guitarristas Marc Ribot, David Hidalgo, Bill Frisell e Buddy Miller.

O tracklist é composto por 12 faixas que transitam por diversos gêneros musicais (folk, soul, spiritual, blues e country). Estão presentes regravações para canções de artistas diversificados como Merle Haggard, Allen Toussaint, Everly Brothers, Anne Briggs, Geeshie Wiley, Bert Jansch, Bobby Moore, Lucinda Williams e outros.

Robert Plant & Alison Krauss

A produção de Burnett e as vocalizações afiadíssimas de Plant e Krauss conferem ao trabalho um clima atmosférico e lúgubre. Na parte instrumental, percussões e instrumentos de cordas elétricos e acústicos variados incrementam a estrutura de cada canção. 

Plant & Krauss fogem das escolhas óbvias ao selecionar canções um tanto quanto obscuras, como no caso de “Quattro (World Drifts In)” da banda de indie rock e tex-mex Calexico, da pérola soul “Searching for My Love”, gravada originalmente por Bobby Moore & the Rhythm Aces e de “You Led Me to the Wrong”, um sombrio folk de Olla Belle Reed, em que Plant apresenta uma interpretação profunda acompanhado de um belo arranjo protagonizado pelo bandolim e pela rabeca.

O folk inglês não fica esquecido em Raise the Roof, estando bem representado na regravação para “It Don’t Bother Me”, composição do guitarrista escocês Bert Jansch (uma forte influência presente no lado acústico do Led Zeppelin) e em “Go Your Way, da cantora folk inglesa Anne Briggs.

O tom sombrio do álbum é ligeiramente diluído no rockabilly “Can’t Let Go”, da cantora e compositora americana Lucinda Williams e em “High and Lonesome”, única canção autoral presente em Raise the Roof, parceria de Plant e Burnett.

Diante da impossível comparação com o extremamente bem sucedido Raising Sand, primeiro lançamento da dupla, Raise the Roof não faz feio em nenhum momento. Plant e Krauss proporcionam mais uma deliciosa imersão reflexiva e melodicamente rica pela música de raiz norte-americana. (Por Álvaro Silva)

FICHA TÉCNICA

Artista: Robert Plant & Alison Krauss

Álbum: Raise the Roof

Produtor: T-Bone Burnett

Data de lançamento: 19 de novembro de 2021.

Duração: 63m

Gravadora: Rounder Records/Warner Music

Faixas:

01. Quattro (World Drifts In)

02. The Price of Love

03. Go Your Way

04. Trouble With My Lover

05. Searching for My Love

06. Can’t Let Go

07. It Don’t Bother Me

08. You Led Me to The Wrong

09. Last Kind Words Blues

10. High and Lonesome

11. Going Where the Lonely Go

12. Somebody Was Watching Over Me

Clique aqui para ouvir Raise the Roof.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s