Gov’t Mule – Heavy Load Blues

O Gov’t Mule é uma banda americana que transita por variadas vertentes do rock e de outros gêneros musicais. Suas apresentações são marcadas por longas improvisações musicais, seguindo a escola de bandas como Grateful Dead e The Allman Brothers Band.

Atualmente o grupo é formado pelo guitarrista e vocalista Warren Haynes, (ex–Allman Brothers), por Matt Abts (bateria), Jorgen Carlsson (baixo) e Danny Louis (teclado, guitarra, trompete).

“Heavy Load Blues” é o primeiro da banda integralmente dedicado ao blues. O repertório apresenta uma mescla de canções originais e versões para clássicos de artistas como Tom Waits, Howlin’ Wolf, Elmore James, Junior Wells, Ann Peebles, “Bobby Blue” Bland e The Animals.

A produção ficou a cargo do experiente John Paterno e do próprio Warren Haynes. O álbum foi gravado ao vivo de maneira analógica e foram utilizados muitos instrumentos musicais e equipamentos vintage, resultando numa sonoridade crua e sem arestas aparadas digitalmente.

Gov’t Mule.

O tracklist é composto de 13 canções, sete delas regravações. O álbum abre com “Blues Before Sunrise”, música da lavra do bluesman Elmore James, cujos destaques são as linhas de guitarra slide. Já que estamos falando de versões, temos aqui uma excelente versão para “Snatch Back and Hold It”, extraída do repertório do gaitista Junior Wells, a faixa é intercalada por uma jam espontânea que demonstra toda a musicalidade pungente dos integrantes da banda.

Ainda nesta seara dos covers, merecem destaque “Ain’t No Love In The Heart Of The City”, balada soul composta por Bobby Bland; “Make It Rain”, um blues lisérgico de Tom Waits e a mastodôntica versão feita para “I Asked Her For Water (She Gave Me Gasoline)” de Chester Burnett, popularmente conhecido como Howlin’ Wolf.

Dentre o material original, brilham o delta blues “Heavy Load e as cortantes baladas “Hole In My Soul” e If Heartaches Were Nickels. “Love Is A Mean Old World”, por sua vez, remete ao blues garageiro praticado pelo saudoso R.L. Burnside nas espeluncas do Mississippi. “Wake Up Dead” tem um quê de Allman Brothers. O encerramento da experiência sonora fica por conta do country blues acústico “Black Horizon”.

Direto, orgânico e pesado em alguns momentos, “Heavy Load Blues” é mais um petardo na discografia do Gov’t Mule. (Por Álvaro Silva)

FICHA TÉCNICA

Artista: Gov’t Mule

Álbum: Heavy Load Blues

Produtor: Warren Haynes e John Paterno

Data de lançamento: 12 de novembro de 2021.

Gravadora: Fantasy Records

Duração: 77m50s

Faixas:

01. Blues Before Sunrise (James/Josea)

02. Hole In My Soul (Haynes)

03. Wake Up Dead (Abts/Carlsson/Haynes/Schliftman)

04. Love Is A Mean Old World (Haynes/Huckaby/Sisk)

05. Snatch It Back and Hold It/Hold It Back (Ab.ts/Carlsson/Haynes/Schliftman/Wells)

06. Ain’t No Love In The Heart Of The City (Price/Walsh)

07. (Brother Bill) Last Clean Shirt (Leiber/Otis/Stoller)

08. Make It Rain (Brennan/Waits)

09. Heavy Load (Haynes)

10. Feel Like Breaking Up Somebody’s Home (Jackson Jr./Matthews)

11. If Heartaches Were Nickels (Haynes)

12. I Asked Her For Water (She Gave Me Gasoline) (Burnett)

13. Black Horizon (Haynes)

Clique aqui para ouvir Heavy Load Blues.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s