Bernie Marsden – Kings

Apesar de ter participado de inúmeros projetos musicais ao longo dos anos, seja nos palcos ou em estúdio, o guitarrista britânico Bernie Marsden se notabilizou como integrante do Whitesnake durante o período de 1978 a 1982. Juntamente com o vocalista David Coverdale, compôs clássicos como “Here I Go Again” e “Fool For Your Loving”. Recentemente, ele colaborou em diversas canções do álbum “Royal Tea”, lançado por Joe Bonamassa no ano passado.

“Kings” é o primeiro álbum de uma série de discos em que Marsden prestará tributo a suas raízes musicais, contando com dez faixas gravadas originalmente pelos três monarcas do blues: Albert, B.B. e Freddie King. Completam o tracklist duas canções instrumentais inéditas compostas por ele

Todas as versões são próximas dos arranjos originais, o que não significa que Marsden se dedicou a reproduzi-las nota por nota. Aliás, ele impregna sua abordagem calma em todas as canções, valorizando as nuances sonoras de cada nota ou acorde tocado, fato que fica claro em “You Got To Love Her With Feeling” (um tributo ao guitarrista Freddie King) e em “I’ll Play The Blues For You”, eternizada por Albert King.

Bernie Marsden posa com sua cobiçada Gibson Les Paul 1959.

Outro ponto alto são as versões para “Same Old Blues” e “Help The Poor”. A primeira delas mais uma rendição ao repertório do rei Freddie; a segunda do monarca B.B. Nessas canções Marsden aplica com maestria licks pentatônicos, bends e vibratos.

Apesar de sua voz não possuir a força de seus três ídolos, Marsden também se sai bem nas partes vocais, conseguindo passar o feeling que as canções escolhidas para compor o repertório exigem. Nesse aspecto, destaca-se sua interpretação para “Help Me Through The Day”.

As duas canções originais são “Runaway” – nitidamente inspirada na fase mais instrumental que Freddie King transitou no início da década de 60 – e “Uptown Train” – um blues vigoroso que conta com uma bela base feita por um órgão Hammond.

Interpretar clássicos é um desafio complicado, pois comparações com as versões originais ou mais conhecidas são inevitáveis. Entretanto, Marsden parece não sentir esse peso em “Kings”, transmitindo ao ouvinte espontaneidade e certa dose autenticidade ao impor seu estilo sem desfigurar as canções. Um tributo pra lá de digno.

FICHA TÉCNICA

Artista: Bernie Marsden

Álbum: Kings

Produção: Bernie Marsden

Gravadora: Conquest Music

Data de lançamento: 23 de julho de 2021

Duração: 41m00s

Faixas:

01. Don’t You Lie To Me (Whittaker)
02. Key To The Highway (Broonzy/Segar)
03. Help Me Through The Day (Russell)
04. I’ll Play The Blues For You (Beach)
05. Woman Across The River (Crutcher/Jones)
06. Help The Poor (Singleton)
07. Me And My Guitar (Blackwell/Russell)
08. Living On The Highway (Nix/Russell)
09. You Got To Love Her With Feeling (Red)
10. Same Old Blues (Nix)
11. Runaway (Bernie Marsden)
12. Uptown Train (Bernie Marsden)

Clique aqui para ouvir “Kings”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s