Ronald James Padavona (10 de julho de 1942 – 16 de maio de 2010), popularmente conhecido pelo nome artístico Ronnie James Dio, foi um dos mais influentes vocalistas da história do rock/heavy metal. Antes de capitanear com muito sucesso a banda DIO, lançou álbuns magníficos com o Rainbow e o Black Sabbath, compôs clássicas canções como “Stargazer”, “Man on the Silver Mountain”, “Long Live Rock’n’Roll”, “Heaven and Hell”, “Children of the Sea”, “The Mob Rules”, “Holy Diver”, “Rainbow in the Dark”, “The Last in Line” e muitas outras.
Antes de falecer em decorrência de um câncer de estômago, Dio vinha esboçando no papel detalhes sobre sua história. Infelizmente ele não conseguiu concluir o projeto. Entretanto, sua esposa assumiu a missão juntamente com Mick Wall, amigo de longa data de Dio e biógrafo musical responsável por livros elogiados sobre o Led Zeppelin, Metallica, AC/DC, Lemmy, Guns N’ Roses etc. De acordo com orientações deixadas pelo vocalista, “Rainbow In The Dark: A Autobiografia” vai até o ano de 1986. Todavia, Wendy Dio deixou no prefácio da edição algumas pistas de que um segundo volume será lançado futuramente.

Ao longo das 324 páginas, Ronnie reflete sobre diversos acontecimentos que marcaram a vida dele, contando curiosidades sobre a infância, a formação das primeiras bandas com os amigos da vizinhança, a importância de ter aprendido a tocar trompete para o desenvolvimento de sua extraordinária capacidade vocal, a importância que o Deep Purple teve em sua trajetória ainda quando tocava com a banda Elf, a parceria histórica com o temperamental guitarrista Ritchie Blackmore durante sua passagem pelo Rainbow, a casualidade que o levou a substituir Ozzy Osbourne no Black Sabbath, a história do icônico gesto de chifres que ajudou a popularizar como o símbolo mais marcante do heavy metal, o surgimento e o êxito liderando a banda DIO (basicamente sua carreira como artista solo) e muito mais.
A edição brasileira foi lançada pela editora Estética Torta, é bem caprichada, com direito a uma bela capa dura, laterais tingidas de vermelho e tradução bem feita para o português.
“Rainbow In The Dark: A Autobiografia” serve como um testamento do cantor – um dos vocalistas mais icônicos do metal.
FICHA TÉCNICA
Título: Rainbow In The Dark: A Autobiografia
Autor: Ronnie James Dio, Mick Wall e Wendy Dio
Editora: Estética Torta
Idioma: português
Nº de páginas: 324
Capa: dura
Clique aqui para comprar (redirecionamento para o site da Editora Estética Torta)