Triumvirat – Illusions on a Double Dimple (1974)

Lançado em 1974, “Illusions on a Double Dimple” é o segundo álbum gravado em estúdio pela banda alemã de rock progressivo Triumvirat. Liderada pelo tecladista Jürgen Fritz, eles faziam um som muito influenciado pelos grupos ingleses do gênero, notadamente o Emerson, Lake & Palmer.

A principal mudança com relação ao álbum de estreia – o ótimo “Mediterranean Tales” (1972) -, foi a entrada de Helmut Köllen (baixista, guitarrista e vocalista). O músico conferiu uma maior amplitude sonora à banda, acrescentando às canções passagens acústicas melódicas e um acento ligeiramente mais pop que as canções presentes no trabalho anterior do trio. Além dele, o baterista Hans Bathelt (membro fundador) completa a formação.

Trata-se de um disco conceitual, cujo tema central é a ganância dos empresários do entretenimento musical que exploravam as bandas à exaustão e repassavam a elas apenas uma pequena parcela dos lucros obtidos. Aliás, muitas bandas dos anos 70 passaram por esse tipo de dificuldade, vide Grand Funk Railroad, Queen (a canção “Death on Two Legs” trata da questão) e outras.

A produção feita por Fritz não é das melhores, pois os instrumentos soam um tanto abafados (principalmente a bateria). O álbum até ganhou uma edição remasterizada em 2002, mas infelizmente o problema não foi corrigido. A despeito disso, as canções são bem compostas e muito bem executadas. O grande destaque é a performance virtuosa de Fritz no órgão Hammond, piano e sintetizadores.

São apenas duas faixas (“Illusions on a Double Dimple” e “Mister Ten Percent”), ambas com mais de vinte minutos de duração. Como muitas canções progressivas, elas são divididas em várias suítes. O álbum ainda conta com a participação da orquestra Cologne Opera House e do naipe de metais de Kurt Edelhagen, que conferem sofisticação e grandiosidade às faixas.

Apesar da produção ruim, “Illusions on a Double Dimple” apresenta grandes canções, sendo um ponto alto na curta discografia do Triumvirat.

FICHA TÉCNICA

Artista: Triumvirat

Álbum: Illusions on a Double Dimple

Data de lançamento: 1974

Duração: 44m21s

Gravadora: Harvest/EMI

Produtor: Jürgen Fritz

Faixas:

01. Illusions on a Double Dimple

a) Flashback (Fritz/Bathelt)

b) Schooldays (Fritz/Bathelt)

c) Triangle (Fritz)

d) Illusions (Fritz/Bathelt)

e) Dimplicity (Fritz/Bathelt)

f) Last Dance (Fritz)

02. Mister Ten Percent

a) Dancer’s Delight (Fritz)

b) Dawning (Fritz)

c) Bad Deal (Fritz/Bathelt)

d) Roundabout (Fritz)

e) Lucky Girl (Köllen/Fritz)

f) Million Dollars (Fritz/Bathelt)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s