A banda Som Imaginário foi criada em 1970, para acompanhar o cantor Milton Nascimento no espetáculo “Milton Nascimento, ah, e o Som Imaginário”, mas acabou ganhando vida própria e lançou três álbuns de estúdio.
Os dois primeiros trabalhos lançados pelo conjunto – Som Imaginário (1970) e Som Imaginário (1971) – possuíam sonoridade predominantemente psicodélica. Fizeram parte das primeiras formações músicos como Zé Rodrix (órgão, flauta e vocal), Tavito (violão e vocal) e Naná Vasconcelos (percussão).
Terceiro e derradeiro trabalho do grupo, “A Matança do Porco” trilha um caminho mais refinado que seus antecessores e aposta em canções com fortes inspirações na música fusion e no rock progressivo. Além disso, influências de estilos como bossa nova e samba se fazem presentes e conferem às canções uma sonoridade bastante peculiar.
A formação que gravou a bolachinha era composta por Wagner Tiso (piano e órgão), Luiz Alves (contrabaixo), Robertinho Silva (bateria) e Fredera (guitarra), músicos da primeira linha da música popular brasileira, com vasta experiência em estúdio e palco.

Ao todo são nove canções, com destaque para a longa faixa-título, que mistura a sutileza do piano de Tiso com os solos rascantes de Fredera e vocalizes brilhantemente executados por Milton Nascimento. Outro ponto alto do disco é a bateria inventiva de Robertinho Silva, que confere personalidade e suingue para as canções predominantemente orquestrais de Tiso.
O Som Imaginário ainda realiza algumas apresentações ao vivo esporádicas enfatizando o repertório de “A Matança do Porco”. Integraram a última formação da banda os músicos Wagner Tiso (piano e teclados), Luiz Alves (contrabaixo), Robertinho Silva (bateria e percussão), Victor Biglione (guitarra) e Nivaldo Ornelas (saxofone e flauta).
Se você gosta de rock progressivo, você precisa conhecer “A Matança do Porco”. Trata-se de um trabalho original, composto e executado com maestria. Certamente um dos melhores álbuns brasileiros do gênero.
FICHA TÉCNICA
Artista: Som Imaginário
Álbum: A Matança do Porco
Gravadora: EMI/ODEON
Data de lançamento: 1973
Duração: 36m19s
Diretor de Produção: Milton Miranda
Diretor Musical: Maestro Gaya
Faixas:
01. Armina
02. A 3
03. Armina (Vinheta 1)
04. A Nº 2
05. A Matança do Porco
06. Armina (Vinheta 2)
07. Bolero
08. Mar Azul
09. Armina (Vinheta 3)
Simplesmente espetacular!!!
Uma obra prima, extremamente não reconhecida, uma pena !! Deveria ser muito comemorado os 50 anos da gravação.
Parabéns aos brilhantes músicos!!
👏👏👏👏👏
CurtirCurtir