Kansas – Kansas (1974)

A banda americana Kansas ganhou destaque no Brasil pela adocicada balada “Dust in the Wind”, presente no ótimo disco “Point of Know Return” (1977). Entretanto, os primeiros trabalhos do grupo são marcados por uma sonoridade progressiva bem original, que não copia meramente as grandes bandas inglesas do gênero como Yes, Genesis, Emerson, Lake & Palmer, Jethro Tull e Pink Floyd, algo muito comum à época.

“Kansas”, lançado em 1974, é o trabalho de estreia da banda e apresenta uma mistura de boogie rock de arena com passagens sinfônicas complexas e mudanças de tempo inusitadas. Todos integrantes possuem pleno domínio técnico sobre os respectivos instrumentos musicais, mas as performances incendiárias do guitarrista Kerry Livgren, do violonista Robby Steinhardt e do tecladista e vocalista Steve Walsh chamam bastante a atenção. Aliás, o timbre vocal deste último serviu de parâmetro para muitos vocalistas das bandas do chamado AOR (adult oriented rock).

Ao todo a bolachinha é composta por oito faixas. Dentre elas, destacam-se as grandiosas “Journey From Mariabronn” (inspirada no romance “Narciso e Goldmund”, escrito por Hermann Hesse), “Apercu” e “Death of Mother Nature Suite” e o hardão explosivo “Belexes”.

O Kansas segue em atividade com os membros originais Rich Williams (guitarra) e Phil Ehart (bateria). No ano passado lançaram o excelente “The Absence of Presence”, décimo sexto álbum de estúdio da discografia da banda. Atualmente eles divulgam o recém lançado “Point of Know Return Live & Beyond”, disco gravado ao vivo que reúne faixas retiradas de doze shows realizados entre 2019 e 2020.

FICHA TÉCNICA

Artista: Kansas

Álbum: Kansas

Data de lançamento: 08 de março de 1974

Produção: Wally Gold

Duração: 44m47s

Faixas:

01. “Can I Tell You?” (Ehart/Hope/Walsh/Williams)

02. “Bring It Back” (Cale)

03. “Lonely Wind” (Walsh)

04. Belexes (Livgren)

05.”Journey From Mariabronn” (Livgren/Walsh)

06 “The Pilgrimage” (Livgren/Walsh)

07. “Apercu” (Livgren/Walsh)

08.”Death of Mother Nature Suite” (Livgren)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s