Peter Frampton – Forgets the Words

A guitarra que canta: guitarrista britânico lança novo álbum instrumental composto por versões para canções de artistas que vão do pop ao jazz

Após ser diagnosticado como portador de miosite (uma doença degenerativa incurável de caráter autoimune que afeta a musculatura do corpo causando enfraquecimento e inflamações) em 2019, Peter Frampton resolveu realizar sua turnê derradeira antes que a doença progredisse ao ponto de impedi-lo de tocar guitarra. Infelizmente o giro precisou ser interrompido em meados de março de 2020 em razão da pandemia.

Antes que suas habilidades motoras fiquem comprometidas em decorrência da grave doença que o acomete, Frampton resolveu entrar em estúdio com sua banda para gravar o máximo de material possível. O primeiro álbum que veio à luz foi “All Blues” (2019) – um disco em homenagem ao blues composto por versões para clássicos do estilo e repleto de participações especiais.  “Forgets the Words” é o segundo álbum resultante de seus esforços e reúne apenas versões instrumentais para canções de artistas variados de gêneros que vão do jazz ao rock. Aliás, não é a primeira vez que Frampton se aventura nesta seara, já que em 2006 ele lançou o excelente “Fingerprints” – disco que lhe rendeu um Grammy na categoria de “Melhor Álbum Pop Instrumental” no ano de 2007.

“Forgets the Words” foi produzido pelo próprio artista em parceria com o experiente engenheiro de som e produtor Chuck Ainlay, conhecido pelos trabalhos com Mark Knopfler (ex-Dire Straits) e vários artistas da música country americana. O trabalho foi gravado na cidade de Nashville no estúdio de Frampton.

Sobre a seleção do repertório, Frampton mencionou o seguinte durante entrevista de divulgação para a revista Guitar World: “Este álbum é uma coleção de dez das minhas músicas favoritas. Minha guitarra também é uma voz e eu sempre gostei de tocar minhas melodias favoritas que todos nós conhecemos e amamos. Essas faixas são minha excelente banda e eu prestando homenagem aos criadores originais destas músicas maravilhosas. Foi muito divertido de fazer e eu realmente espero que você também goste”.

Ao longo de todo álbum, Frampton acentua as melodias presentes nas canções gravadas numa abordagem bastante jazzística que privilegia timbres límpidos, muitas variações de acordes, solos fluidos e precisos carregados de puro feeling. Dentre as escolhas do guitarrista, belas rendições para “Reckoner” (Radiohead), “Isn’t It a Pity” (George Harrison), “Avalon” (Roxy Music), “Are You Gonna Go My Way” (Lenny Kravitz), “Dreamland” (Jaco Pastorius), “I Don’t Know Why” (Stevie Wonder) e “If You Want Me to Stay” (Sly & the Family Stone).

O grande destaque do álbum fica para a emocionante homenagem prestada a David Bowie em “Loving the Alien”. Além de ter participado como guitarrista na banda do “camaleão do rock” durante a turnê “Glass Spider Tour”, realizada em 1987, os dois eram amigos de infância e frequentaram a mesma escola. Uma outra curiosidade: o pai de Frampton chegou a dar aulas de arte para Bowie durante três anos no colégio.

Apesar das atribulações concernentes à sua saúde, Frampton ainda é capaz de emocionar e empolgar com uma execução técnica sublime e bom gosto na escolha dos timbres de guitarra. Em “Forgets the Words” o guitarrista consegue dialogar com o ouvinte através de seu instrumento, transmitindo muita musicalidade e sentimento.

FICHA TÉCNICA

Artista: Peter Frampton

Álbum: Forgets the Words

Data de lançamento: 23 de abril de 2021

Gravadora: Universal Music Enterprises

Produção: Peter Frampton e Chuck Ainlay

Duração: 47m59s

Faixas

01. If You Want Me to Stay (Stewart)

02. Reckoner (Greenwood/Greenwood/O’Brien/Selway/Yorke)

03. Dreamland (Colombier/Pastorius)

04. One More Heartache (Moore/Robinson/Rogers/Tarplin/White)

05. Avalon (Ferry)

06. Isn’t It a Pity (Harrison)

07. I Don’t Know Why (Hardaway/Hunter/Riser/Wonder)

08. Are You Gonna Go My Way (Kravitz/Ross)

09. Loving the Alien (Bowie)

10. Maybe (Kennedy/Maderia)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s