Livro “1965: O Ano Mais Revolucionário da Música”, por Andrew Grant Jackson.

Autor americano traça um olhar interessante sobre a música, o cenário cultural e social do emblemático ano de 1965.

Escrito pelo historiador e músico americano Andrew Grant Jackson, 1965: O Ano Mais Revolucionário da Música foi lançado no Brasil pela Editora Leya em 2016. O autor possui no currículo trabalhos para a Rolling Stone Magazine, Yahoo!, Burn Lounge, Mean Street, Dispatch, dentre outras publicações sobre música.

O livro apresenta um relato muito interessante sobre o panorama musical do ano de 1965 – ano culturalmente efervescente em que grandes clássicos da música foram lançados como “(I Can’t Get No) Satisfaction” dos Rolling Stones, “My Generation” do The Who, “Like a Rolling Stone” de Bob Dylan, “The Sounds of Silence” da dupla Simon & Garfunkel, além de álbuns muito influentes como “Rubber Soul” dos Beatles, “A Love Supreme” do pianista de jazz John Coltrane e outros lançamentos da época. Acontecimentos como o surgimento da psicodelia, desenvolvimento da soul music através das gravadoras  Motown e Stax Records, o histórico Newport Folk Festival e a explosão do folk-rock não são esquecidos.  

Um aspecto interessante é o trabalho de contextualização histórica feito pelo autor com relação aos acontecimentos musicais e os fatos marcantes que aconteciam à época como a Guerra do Vietnã, o surgimento do movimento Flower Power, as lutas pelos direitos civis encampadas pelo movimento negro, discussões acerca da liberdade sexual e reprodutiva etc. Tudo isso é retratado de maneira precisa e leve, permitindo ao leitor compreender facilmente o contexto cultural e social em que a arte musical era produzida.

Um livro imperdível não somente para os amantes da música, mas para qualquer pessoa que tenha interesse em compreender o emblemático ano de 1965 e seus acontecimentos sociais e culturais, cujos impactos podem ser sentidos até os dias de hoje.(Por Álvaro Silvarotasongs@gmail.com)

FICHA TÉCNICA

Título: 1965: O Ano Mais Revolucionário da Música

Autor: Andrew Grant Jackson

Editora: Leya

Lançamento no Brasil: 29 de fevereiro de 2016

Páginas: 416

Idioma: Português

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s