Autor americano traça um olhar interessante sobre a música, o cenário cultural e social do emblemático ano de 1965.
Escrito pelo historiador e músico americano Andrew Grant Jackson, “1965: O Ano Mais Revolucionário da Música“ foi lançado no Brasil pela Editora Leya em 2016. O autor possui no currículo trabalhos para a Rolling Stone Magazine, Yahoo!, Burn Lounge, Mean Street, Dispatch, dentre outras publicações sobre música.
O livro apresenta um relato muito interessante sobre o panorama musical do ano de 1965 – ano culturalmente efervescente em que grandes clássicos da música foram lançados como “(I Can’t Get No) Satisfaction” dos Rolling Stones, “My Generation” do The Who, “Like a Rolling Stone” de Bob Dylan, “The Sounds of Silence” da dupla Simon & Garfunkel, além de álbuns muito influentes como “Rubber Soul” dos Beatles, “A Love Supreme” do pianista de jazz John Coltrane e outros lançamentos da época. Acontecimentos como o surgimento da psicodelia, desenvolvimento da soul music através das gravadoras Motown e Stax Records, o histórico Newport Folk Festival e a explosão do folk-rock não são esquecidos.
Um aspecto interessante é o trabalho de contextualização histórica feito pelo autor com relação aos acontecimentos musicais e os fatos marcantes que aconteciam à época como a Guerra do Vietnã, o surgimento do movimento Flower Power, as lutas pelos direitos civis encampadas pelo movimento negro, discussões acerca da liberdade sexual e reprodutiva etc. Tudo isso é retratado de maneira precisa e leve, permitindo ao leitor compreender facilmente o contexto cultural e social em que a arte musical era produzida.
Um livro imperdível não somente para os amantes da música, mas para qualquer pessoa que tenha interesse em compreender o emblemático ano de 1965 e seus acontecimentos sociais e culturais, cujos impactos podem ser sentidos até os dias de hoje.(Por Álvaro Silva – rotasongs@gmail.com)

FICHA TÉCNICA
Título: 1965: O Ano Mais Revolucionário da Música
Autor: Andrew Grant Jackson
Editora: Leya
Lançamento no Brasil: 29 de fevereiro de 2016
Páginas: 416
Idioma: Português