Músico britânico lança novo álbum calcado no synth-pop dançante sobre distopia tecnológica e consumista
O Steven Wilson fez carreira como guitarrista e vocalista da banda de rock progressivo Porcupine Tree (inativa há quase dez anos e sem previsão de retorno). Desde a última década, mantém uma prolífica carreira como artista solo e produtor musical, tendo trabalhado em projetos de remixagem de álbuns clássicos de nomes como Elton John, Tears for Fears, Yes, Roxy Music, Jethro Tull e muitos outros.
Recentemente, causou certo burburinho ao declarar em entrevista dada para o site Under the Radar que está entediado com a guitarra, com o rock e que não gosta nenhum um pouco da banda Greta Van Fleet, apontada por muitos como a “salvação do rock”.
Certamente, “The Future Bites”, álbum de inéditas recém-lançado por Wilson, consolida a visão atual do músico explicitada no parágrafo anterior, a sonoridade é marcada pelas programações eletrônicas e pelo uso de teclados sintetizadores, em clara referência ao synth-pop praticado por grupos como Soft Cell, Eurythmics, Depeche Mode e ao experimentalismo do Radiohead e do guitarrista Adrian Belew. No que concerne às letras, Wilson propõe uma reflexão sobre os impactos que o consumismo desenfreado e a dependência tecnológica causam na formação da identidade individual do ser humano, formando uma sociedade superficial e emocionalmente instável.

Os pontos altos incluem o um synth-pop com ares sombrios “King Ghost”, a atmosférica “Man of the People” e a grandiloquente sátira dançante “Personal Shopper”, que aborda o consumismo exagerado de maneira irônica, além de contar com a participação ilustre de Elton John lendo uma lista de compras composta por itens supérfluos como sabão de cinzas vulcânicas e livros de autoajuda.
Ao abraçar o synth-pop em “The Future Bites”, Steven Wilson mostra-se disposto a experimentar novas sonoridades além do rock progressivo tradicional, é um passo ousado que pode não agradar aos fãs mais puristas que amealhou ao longo da carreira, mas as músicas funcionam dentro do conceito futurista distópico proposto pelas letras e a produção é sublime. Aliás, é um dos primeiros álbuns mixados utilizando a tecnologia Double Atmos Surround. Vale a pena conferir.

FICHA TÉCNICA
Artista: Steven Wilson
Álbum: The Future Bites
Data de laçamento: 29 de janeiro
Gravadora: Caroline International
Tempo de duração: Aprox. 41m59s.
Faixas:
01. Unself
02. Self
03. King Ghost
04. 12 Things I Forgot
05. Eminent Sleaze
06. Man of the People
07. Personal Shopper
08. Follower
09. Count of Unease