Derek and the Dominos – Layla and Other Assorted Love Songs (1970)

A banda Derek and the Dominos.

No início dos anos setenta, o guitarrista Eric Clapton passava por um período pessoal conturbado marcado pela dependência química, depressão, dissolução sucessiva de bandas das quais fez parte e por estar apaixonado por Pattie Boyd, então esposa de seu melhor amigo, o ex-beatle George Harrison.

Após enterrar o Blind Faith, desejando certa dose de anonimato como forma de diminuir as expectativas dos fãs e da crítica com relação a sua carreira, Eric Clapton resolve criar uma nova banda – a Derek and the Dominos. Desta forma, não precisaria utilizar seu nome diretamente como chamariz para o novo projeto.

Para completar a banda, o músico inglês decide convidar Carl Radle (contrabaixo), Jim Gordon (bateria) e Bobby Whitlock (teclados) – todos colegas do período em que passou excursionando com o duo de soul rock Delaney & Bonnie.

Ainda falando sobre músicos que tocaram no álbum, a participação do guitarrista Duane Allman constitui um capítulo à parte. Fã de Clapton, o guitarrista da The Allman Brothers Band foi ao estúdio apenas para assistir as sessões de gravação. Todavia, o entrosamento com Clapton foi tão grande que ele acabou sendo convidado a pegar uma guitarra e se juntar ao grupo. Acabou tocando em várias músicas, contribuindo com solos fantásticos.

Duane Allman (esq.) e Eric Clapton (dir.)

Gravado no Criteria Studios sob a batuta do experiente produtor Tom Dowd, “Layla and Other Assorted Love Songs” apresenta canções resultantes de longos improvisos realizados em estúdio e soa bastante orgânico. O tema central que permeia todas as faixas são as angústias e frustrações decorrentes de relacionamentos amorosos mal sucedidos.

Eric dá seu toque especial em regravações de clássicos do blues como em “Key to the Highway” (Big Bill Broonzy), “Have You Ever Loved a Woman?” (eternizada por Freddie King) e “Nobody Knows You When You’re Down And Out” (sucesso na voz da cantora Bessie Smith), apresenta ao público canções confessionais como “Bell Bottom Blues”, “Tell The Truth” e a suplicante “Layla” – que conta com a antológica guitarra slide tocada por Allman. 

Curiosamente “Layla and Other Assorted Love Songs” vendeu pouco na época de lançamento, mas ao longo dos anos foi redescoberto pelo público e pela crítica, sendo frequentemente mencionado como um dos grandes discos lançados na década de setenta e um dos pontos altos na extensa discografia do festejado guitarrista britânico. (Por Álvaro Silva)

FICHA TÉCNICA:

Álbum: Layla and Other Assorted Love Songs

Artista: Derek And The Dominos

Data de lançamento: 09 de novembro de 1970.

Gravadora: Polydor

Duração: 76:58

Faixas:

01. I Looked Away (Clapton/Whitlock)

02. Bell Bottom Blues (Clapton)

03. Keep On Growing (Clapton/Whitlock)

04. “Nobody Knows You When You’re Down And Out” (Cox)

05. I Am Yours (Clapton/Nizami)

06. Anyday (Clapton/Whitlock)

07. Key To The Highway (Broonzy/Segar)

08. Tell The Truth (Clapton/Whitlock)

09. Why Does Love Got To Be So Sad? (Clapton/Whitlock)

10. Have You Ever Loved a Woman? (Myles)

11. Little Wing (Hendrix)

12. It’s Too Late (Willis)

13. Layla (Clapton/Gordon)

14. Thorn Tree In The Garden (Whitlock)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s